Follow Thats_Hot on Twitter

Voto: obrigatório ou não?


Primeiramente, é importante relembrar que o voto é um direito de todo os cidadãos. Através do voto podemos demonstrar nossos desejos políticos e nossa visão de mundo, apontando para os cargos administrativos pessoas que, ao nosso ver, terão condutas condizentes àquilo que queremos para o país, estado, cidade e bairros.
 Mas já que o voto é um direito, por que o Estado impõe essa história de voto e nos obriga a votar? As conseqüências que uma pessoa sofre quando deixa de exercer esse direito são tão rígidas que fazem o voto parecer um dever. Um dever dos mais cansativos.
 Até por que, para a maioria das pessoas, a política se resume a perder tempo indo às urnas para votar em um candidato que é basicamente igual aos outros. Novas creches, hospitais e outras diversas promessas feitas fazem os políticos parecerem um gênio da lâmpada.
 As pessoas que costumam preocupar-se com política apenas no ano de eleição esquecem que, muito provavelmente, nos próximos quatro anos elas serão esquecidas, assim como as promessas feitas. São pessoas que não conseguem associar a fisionomia de uma pessoa simpática e que abraça bebês doentes, visita vilas com esgotos a céu aberto e distribui sorrisos  no horário político; com aquele cara que, uns meses antes, foi flagrado com dinheiro na cueca ou usando o dinheiro dos impostos para viajar e fazer turismo.   Impossível sonhar com um país cheio de cidadãos empenhados na política ou interessadas nos debates.
 Muitos preferem satisfazer seus desejos pessoais antes de pensarem em perder tempo com questões sociais e de interesse público.
 Diante da realidade, a opção de fazer o voto opcional é realmente atraente.
 Somente os interessados no futuro do país e por preferências partidárias, que acreditassem de fato no poder do voto, estariam dispostas ao trabalho árduo de analisar e votar.
Afinal, o voto obrigatório é algo bom ou ruim?

(por Rzzy )

@thats_hot

6 comentários:

Anônimo disse...

Claro que é, né. Senão vai ser que nem a merda que é nos EUA, só vota quem vai ganhar algo com isso.

gurguel disse...

eu acho um saco ter que ir votar suahsu

Anônimo disse...

acho um saco tbm, mas melhor votar do que ter o mr burn mandando no meu pais ahsuhasuahs

Anônimo disse...

eu vou votar no mt burn:(

Anônimo disse...

eu gosto de votar, e não vou votar no mr burn no fucking way aposkaposk quem não gosta de votar quero ver pagar luz e água todo mês =/

Anônimo disse...

eu vou votar e não vou votar no mr burn 3

Postar um comentário