Follow Thats_Hot on Twitter

Desmistificando o vestibular #2




  
Hoje iremos falar sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, ou só ENEM. :)
         Pois bem, o ENEM a princípio foi criado apenas para avaliar a qualidade do Ensino Médio do Brasil, porém, algum tempo depois ele passou a servir como um primeiro passo para quem quer fazer uma faculdade.
O segundo passo seria o ProUni (Programa Universidade para Todos). Alguns têm dificuldade de entender o funcionamento desse programa, mas simplificando, ele funciona assim:
- Você faz o ENEM;
- Recebe sua nota e se inscreve no ProUni com ela;
- Com base nessa nota você pode escolher 5 cursos em Universidades privadas para concorrer a bolsas integrais ou parciais;
- Suas propostas são avaliadas e você pode estudar de graça ou com um bom desconto numa Universidade.
Ano passado ele sofreu algumas mudanças e as Universidades Federais passaram a usar as notas do ENEM (parcialmente ou integralmente) para que o vestibulando ingresse nelas. Esse ano, em 35 Universidades Federais o ENEM será utilizado como única forma de seleção; Em 6, o exame substituirá a primeira fase do processo seletivo e em 3 universidades será utilizado para preencher vagas remanescentes que não tenham sido preenchidas no processo seletivo tradicional.
Houve também mudanças nas provas: antes o ENEM era composto de 63 questões de múltipla escolha mais uma redação, isso em um dia, agora, ele tem 180 questões de múltipla escolha mais a redação divido em 4 provas, feitas em dois dias.
Mesmo assim, há quem diga que o ENEM é mais fácil que os vestibulares tradicionais por trazer questões mais claras e objetivas e tratar de assuntos do seu dia-a-dia, ao invés de questões que exigem um conhecimento utópico de fórmulas e mais fórmulas de que você nunca mais vai ver na vida.
Pra quem não fez sua inscrição esse ano, já era. Elas foram encerradas dia 16/07 e as provas serão realizadas dias 6 e 7 de novembro mais algumas dúvidas podem ser esclarecidas no site do ENEM, http://enem.inep.gov.br.
O ENEM é uma ótima opção para você ingressar em uma faculdade, eu aconselho que todos façam! É isso.

Perdeu o primeiro post do desmistificando o vestibular?  Clica Aqui

 (Por Vinicius )

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei

Postar um comentário